Regulamento

Regras válidas para o ano 2023
  1. O presente campeonato tem um conceito aberto e informal, permitindo uma forma livre e flexível de se fazer uma competição de parapente na vertente de XC (Cross Country).

  2. Podem participar todos os pilotos com residência na RAM e com licença válida para o ano 2023, em asa solo ou bilugar.

  3. Serão elegíveis apenas voos realizados aos fins de semana (sábados e domingos) e feriados, salvo para a categoria “voo fora da caixa” e para a categoria “Número total de Voos”, desde o dia 1 de janeiro a 31 de dezembro.

    1. Excecionalmente, poderão os pilotos optar por escolher dois dias das semana para serem contabilizados os voos, mas deverão fazê-lo antes do inicio do ano e não poderão mudar esses dias até ao términus da prova a 31 dezembro.

  4. Salvaguardado o ponto anterior, cada piloto poderá contar para as diversas categorias, com o seu melhor voo realizado em qualquer dia da semana, caso este seja com pontuação, distância ou tempo superior aos seus melhores 6.

  5. Para a classificação geral final, contarão apenas os melhores 6 voos de cada piloto (soma de pontos).

  6. Poderão ser utilizadas quaisquer descolagens na ilha da Madeira e Porto Santo.

  7. Os voos para serem elegíveis devem ser descarregados na plataforma Leonardo, do Paragliding Fórum (https://www.paraglidingforum.com/leonardo), devendo ser
    colocados na plataforma até 24h após a sua realização.

  8. Categorias:
    1. Classificação geral – Classificação ordenada com o somatório de pontos obtidos com os melhores 6 voos (xc score);
    2. Voo maior em distância de acordo com a pontuação XC Score;
    3. Voo com maior duração em horas/minutos.
    4. Categoria especial: Voo “fora da caixa” – Será atribuída ao voo mais inédito, difícil ou com um trajeto mais inovador. Para esta categoria poderão ser utilizados voos realizados em qualquer dia da semana, até ao términus da competição (dia 31 de dezembro) sendo este definido por votação de pilotos.
    5. Número Total de voos – Será atribuído ao piloto com maior número de voos efetivos. Podem ser utilizados voos em qualquer dia da semana. Serão excluídos desta categoria os voos bilugar.
  9. Será mantido e atualizado semanalmente um registo, com a classificação à data, exceto para a categoria “voo fora da caixa”.

  10. Esta é uma organização informal de pilotos, não devendo ser imputado a esta, qualquer responsabilidade por danos físicos ou patrimoniais causados por estes.

  11. Todos os pilotos devem observar todas as regras de segurança e obrigações legais, e caber-lhes-á a decisão de voar.

  12. Será agendado um jantar/convívio em data e local a combinar para entrega de prémios, em janeiro de 2024.

  13. Será solicitado um valor de inscrição de 5 euros para cobrir despesas com os prémios.

  14. Todos os casos omissos, serão decididos por decisão de maioria de pilotos.